Aloe Vera ou Babosa?

Babosa é o nome popular da Aloe Vera, esta planta também é chamada de Aloé Vera, Caraguatá, Erva Babosa, Babosa de jardim ou Babosa de Botica.

É comumente chamado de "babosa" por causa de suas propriedades semelhantes a um gel (muco). Mais de 200 espécies de Aloe Vera foram catalogadas. Esta planta é nativa do norte da África e é famosa por seus benefícios fitoterápicos e estéticos.

A Aloe Vera tem propriedades regenerativas e pode atuar como um antioxidante natural. Uma série de estudos internacionais expandiram o conhecimento científico sobre os benefícios da planta para a saúde. Incluindo efeitos anti-histamínicos, anti-inflamatórios e antioxidantes, também pode estimular a síntese de colágeno e ter efeitos de vasoconstrição.

O gel de Aloe Vera mostrou resultados positivos em ensaios clínicos para psoríase e herpes simples. Já na cicatrização de feridas e acne podem produzir resultados diferentes, portanto não há uma única evidência científica que comprove a existência dessas entidades. No Brasil, só pode ser usado em cosméticos e medicamentos de uso tópico com funções terapêuticas.

Quer saber mais sobre os maiores benefícios da Aloe Vera, ou babosa, como você preferir? Este artigo é especialmente para você.

 

Quais os maiores benefícios da Aloe Vera?

Ação hidratante: A seiva da Aloe Vera está localizado na camada interna e tem a capacidade de acelerar a regeneração das células da pele.

Ação cicatrizante: O ingrediente ativo da babosa é a Aloe Vera, que possui propriedades anti-inflamatórias, calmantes e curativas.

 

Quais os nutrientes da babosa?

• A Aloe Vera é rica em vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e vitamina C;

• Seu gel é fortificado com ativos terapêuticos, magnésio, cálcio, potássio, selênio, zinco e sódio;

• Nas folhas está concentrada a maior parte dos ativos da Aloe Vera.

 

De que forma usar a babosa?

A babosa é amplamente utilizada para aplicação de uso tópico, em cremes, loções, pomadas, sabonetes e shampoos, pois seus princípios ativos promovem a hidratação e a cicatrização.

 

 

Preciso tomar algum cuidado ao adquirir a Aloe Vera?

Não use a planta em sua forma natural, compre apenas produtos de babosa aprovados pela Anvisa. A Anvisa não permite o consumo de alimentos, bebidas ou qualquer outra forma de ingerir a Aloe Vera.

A aplicação da Aloe Vera deve ser tópica, utilizada apenas em casos de cicatrização e/ou hidratação. Siga as recomendações de uso específicas do produto.