O ácido hialurônico é um ativo muito recomendado por dermatologistas e é conhecido mundialmente por seus diversos benefícios para a pele.

Você sabe quais são esses benefícios? Aprenda como adicionar ácido hialurônico aos tratamentos faciais e como este ingrediente pode ajudá-lo a manter uma pele bonita e saudável.

 

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é um ingrediente ativo endógeno com propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno.

Este composto existe no corpo, mas com o tempo, sua produção diminui e deve ser reposta na forma de tratamento.

Essa substância é responsável por preencher as lacunas entre as células e costuma ser usada para reduzir rugas e linhas de expressão. Além disso, é uma molécula que pode reter muita água e manter a pele hidratada, macia e lisa.

 

E para quê este ácido serve?

O ácido hialurônico ajuda a manter e hidratar a pele, prevenir flacidez, rugas e expressões, ao mesmo tempo que torna a pele hidratada, fresca e cheia de vitalidade.

Como um componente natural do nosso corpo, esta substância não será rejeitada pela pele. A partir dos 25 anos, diminuiu a produção de ácido hialurônico natural, que atinge diretamente a pele, causando rugas, flacidez e perda de viço. A reposição desse princípio ativo é necessária e deve ser feita quando começarem a surgir os sinais de envelhecimento.

Por isso, você deve começar a utilizar os dermocosméticos que utilizam essas substâncias em sua formulação.

 

O ácido hialurônico combate as rugas e linhas de expressão?

Existem dois tipos de rugas: as dinâmicas, que são causadas pelo movimento constante dos músculos faciais, e as estáticas, que podem ser vistas mesmo se não movermos os músculos faciais.

As rugas são causadas pela redução do colágeno e do ácido hialurônico em nosso organismo, sendo estes os responsáveis pelo fortalecimento e preenchimento, resultado do envelhecimento natural da pele.

Além disso, fatores externos, como exposição ao sol desprotegida, dieta pouco saudável e vícios, como fumar, também desempenham um papel negativo sobre a pele.

Para combater rugas e linhas de expressão, o ácido hialurônico pode ser usado na forma de cosméticos para aliviar esses sinais de envelhecimento.

 

O ácido hialurônico possui um alto poder de hidratação da pele?

A maior característica do ácido hialurônico é a sua capacidade hidratante. Tem alta capacidade de absorção de água, até cerca de 1.000 vezes o seu próprio peso. A umidade mantém a pele saudável, fresca e radiante.

Com o passar dos anos, o ácido hialurônico produzido pelo nosso corpo é reduzido em cerca de 1/3, como já falamos anteriormente. E, como resultado, a pele passa a ficar mais seca e perde sua densidade.

Substituir esta substância por cosméticos para a pele pode restaurar a elasticidade, a hidratação e a aparência saudável da pele.

 

É verdade que o ácido hialurônico diminui os sinais de envelhecimento?

Podemos tentar escapar, mas o envelhecimento da pele acaba chegando para todos. A flacidez, as olheiras e bolsas sob os olhos, a falta de volume no rosto e nos lábios são todos sinais de envelhecimento.

Uma das razões para isso é a falta de controle hormonal e a redução de certas substâncias produzidas pelo nosso organismo. Com a ajuda de cosméticos, podemos restaurar o que falta, o equilíbrio do corpo e a aparência da pele.

O ácido hialurônico fortalece a pele e, junto com o colágeno, torna a pele mais saudável sem fadiga e opacidade.

 

Como repor o ácido hialurônico na pele com produtos de skincare? Conheça as opções de produtos com ácido hialurônico!

Esse tipo de tratamento é a mais procurado pelos pacientes e é a primeira escolha mais recomendada pelos dermatologistas. O uso de produtos à base de ácido hialurônico fornece sinergicamente umidade, frescor e firmeza à pele.

Uma das grandes vantagens desse princípio ativo é que ele se liga bem à pele e pode ser usado em combinação com filtro solar durante o dia ou à noite.

 

Ativos combinados

O ácido hialurônico é um ingrediente ativo com alto teor de água que pode restaurar a hidratação da pele, mas se você quiser melhorar o efeito desse ingrediente e deixar sua pele mais saudável e bonita, existem outras substâncias que combinam perfeitamente com ele. São elas:

• Glicirrizinato de Dipotássio;

• Arroz Roxo;

• Água termal;

• DMAE.

O ácido hialurônico combinado com tratamentos de rejuvenescimento como o DMAE ajuda a reduzir o desconforto e minimizar o descamação excessiva, aumenta a tolerância da pele e melhora a resposta ao tratamento.

 

Qual a idade correta para começar o tratamento com ácido hialurônico?

Como já vimos, o ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo nosso corpo, mas a produção dessa substância começa a reduzir partir dos 25 anos. Com isso, a pele começa a ser afetada com o aparecimento de rugas e flacidez.

Nessa idade, os tratamentos com produtos que contenham essa substância devem ser iniciados para prevenir rugas prematuras, flacidez e outros sinais de envelhecimento precoce.

 

Conheça alguns mitos e verdades sobre o uso do ácido hialurônico

Os produtos à base de ácido hialurônico podem ser utilizados durante o dia?

Verdade. O ácido hialurônico não é uma substância fotossensível e não descasca a pele. Portanto, os produtos com este princípio ativo podem ser aplicados na pele tanto pela manhã quanto à noite. Mas, é importante usar o produto em combinação com antioxidantes e protetores solares para evitar a quebra das fibras de colágeno e elastina, que também pode ocorrer devido à exposição solar e poluição.

 

O ácido hialurônico pode ser aplicado apenas como hidratante?

Mito. A principal característica do ingrediente ativo é, sem dúvida, hidratante, mas também pode conferir elasticidade, proteção e sustentação à pele. Isso acontece porque esta substância ajuda a atrair e reter moléculas de água, melhora a nutrição, afetando assim a diferenciação celular, promovendo a remodelação dos tecidos e regulando a cicatrização da pele.

Os cosméticos para a pele estimulam a produção de ácido hialurônico, ajudando a restaurar o contorno, a manter e o volume facial.

 

Fazer preenchimento com ácido hialurônico é a mesma coisa que fazer preenchimento com botox?

Mentira. A aplicação da toxina botulínica é muito diferente do preenchimento com ácido hialurônico. Isso ocorre porque a toxina botulínica tem maior probabilidade de ser usada para tratar as marcas de expressão de músculos parcialmente paralisados no terço superior da face.

Por outro lado, o preenchimento com ácido hialurônico é usado para restaurar o volume de áreas específicas da face ou suavizar rugas profundas.